25 setembro 2008

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Atualmente, as novas tecnologias já fazem parte da vida dos alunos. Em todos os lugares e de alguma forma crianças e adolescentes entram em contato com a tecnologia computacional.
Neste contexto, a escola não deve desprezar essa realidade ou ignorá-la, pois esses mesmos alunos serão os profissionais futuramente e encontrarão uma sociedade mais informatizada e mais atualizada do que a que temos hoje.
A escola tem como função formar os indivíduos integralmente, a fim de que se tornem cidadãos criativos, dinâmicos e participantes de seu tempo, ou seja, exercendo conscientemente sua cidadania.
A tecnologia computacional entra no meio escolar, visto que está incorporada no contexto econômico e social, a fim de contribuir para uma mudança da ação em sala de aula, pois é urgente mudar a escola e todos nós que somos sujeitos dessa mudança. Como já nos dizia nosso grande mestre Paulo Freire: “Temos que ser homens e mulheres de nosso tempo.”
Devemos empregar todos os recursos disponíveis para promover essa mudança que a escola atual nos impõe.
O professor tem um papel fundamental nessa área integrando a tecnologia ao processo ensino-aprendizagem, promovendo a interação entre a informática e a sua disciplina, proporcionando a seus alunos o acesso às novas informações tornando-os críticos diante das mesmas.
O uso pedagógico da informática na educação requer mais do que bons projetos, pois sua finalidade é proporcionar um ensino inovador.
As novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, conceber que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo.

1 comentários:

Leopoldina Guincheski disse...

Naira, corcordo contigo, pois a informática na educação é uma realidade da qual não podemos fugir, afinal somos sujeitos agentes dessa mudança.